sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Plano de aula: O mosaico bizantino

O mosaico bizantino

A partir do momento em que o cristianismo se tornou a religião oificial do Império Romando, colocou-se a questão de que tipo de arte era mais adequado para decorar as igrejas. Principalmente nos séculos V e IV alguns bispos rejeitavam a ideia de colocar estátuas de Jesus ou dos santos no interior das igrejas, pois essas estátuas poderiam lembrar os ídolos pagãos.
No cristianismo ocidental, essa orientação não perdurou e não obteve sucesso. Já no cristianismo continuo proibida, o que levou à predôminancia de pinturas como ícones, uma característica também dos mosaicos bizantinos.
O mosaico é formado pela reunião de pequenos cubos de pedra colorida ou vidro sobre uma superficie lisa. Além de ser mais durável que a pintura mural, o masaico transmitia a mensagem cristã para os que não sabiam ler, numa época em que a maioria da população era analfabeta.

O milagre dos pães e dos peixes, mosaico bizantino de c. 520


O mosaico acima representado decora o interior da Basílica de Santo Apolinário, em Ravena, Itália. A cena representada foi composta pro volta do ano 520, quando a Península Itálica estava sob domínio dos germânicos. A cena do mosaico é o famoo epísodio bíblico em que Jesus alimentou milhares de pessoas com apenas cinco pães e dois peixes.
Observe a forma como Jesus está representado. Note que a postura corporal de Jesus é colocado à frente dos demais e com braços abertos e atrás dele hà quatro evangelistas contenplando o milagre. 

QUESTIONÁRIO

  1. Faça uma descrição do mosaico.
  2. De que modo o episódio do milagre foi representado: claro e simples ou escuro e complexo? Justifique sua resposta.
  3. Pra quem a se destinava e qual era seu objetivo?
OBS.:  Sugere-se trabalhar em conjunto com o(a) professor(a) de Artes uma releitura do mosaico e aprofundamento do assunto histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário